16 de jul. de 2010

Parábola das dez virgens




E continuando...
Tardando a chegar o noivo, toscanejaram todas e adormeceram. A meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saiam todas ao seu encontro. Então elas se levantaram a fim de preparar as suas lâmpadas. E disseram as néscias às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. As prudentes, porém, responderam: Talvez não haja o bastante para nós e para vós. Ide, pois, aos que o vendem, e comprai o que haveis mister. E enquanto elas foram comprá-lo, veio o noivo; e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram as outras virgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Portanto, vigiai, porque não sabeis nem o dia, nem a hora".


As cinco virgens sabias prepararam-se com óleo extra, mas as tolas não.
Quando, repentinamente o noivo chegou a meia noite as virgens tolas que não haviam se preparado foram barradas.

Isto faz-nos pensar sobre a entrada do povo de Deus alegre e feliz, vigilante e atento, perseverante e constante para a glória e gozo do Senhor. Em Ap. 19:9 encontramos: "E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!" E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus".

V.10: "...E a porta foi fechada." A hora da oportunidade é hoje e agora! "Amanhã pode ser muito tarde; hoje Cristo o quer libertar!". Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Édem depois de sua queda no pecado da desobediência: "Por isso o SENHOR Deus os mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. ). Noé e sua família entraram na Arca, símbolo da salvação e o Senhor fechou a porta por fora: "Então o SENHOR disse a Noé: "Entre na arca, você e toda a sua família... Então o SENHOR fechou a porta."


Amados, o momento de nosso encontro com Jesus está muito próximo; mais do que pensamos - seja pela nossa morte ou pelo arrebatamento da Igreja. Como está a "reserva" do azeite (Espírito Santo) em sua vida? Você está preparado para o encontro com Jesus, o Noivo? A oportunidade de nos prepararmos é hoje e agora!
Pr. Ageo Silva