8 de jul. de 2010

A Bíblia






A Bíblia Sagrada...


* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
* O livro menor é II João.
* O capítulo maior é Salmos 119.
* O capítulo menor é salmos 117.
* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
* O verso maior é Ester 8:9.
* O verso menor é Êxodo 20:13.
* O verso central é Salmos 118:8.
* Texto áureo da Bíblia: João 3:16

A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.




É muito comum as pessoas que lêem a Palavra de Deus sentir dúvidas sobre várias coisas. Quem estuda então….

Por que dizem que esta é algo sem sentido, que não tem base espiritual porque foi escrita por homens…

MAS ISSO JÁ ERA DE SE ESPERAR NÉ? OLHA O QUE O APOSTOLO PAULO FALA EM I CO 1;18-21:
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Até quando eles, até mesmo nós não vamos entender que a Palavra de Deus é um livro ESPIRITUAL?

Só entende realmente a Palavra do Senhor na “integra” quando nos colocamos diante do Senhor pedindo entendimento e sabedoria (a de Deus e não dos homens) para que a vontade do Pai nos seja revelada.

Ás dúvidas como diz “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (Romanos 14 : 23)

Os filhos de Deus devem ser decididos já que eles tem por Pai, alguém que só fala SIM,SIM ou NÃO,NÃO.



Quando as dúvidas aparecem busque em Deus as respostas. Não desista de encontrar – Mt 7;8.

Se lembre nem tudo nos é revelado para que não nos ESCANDALIZEMOS. Nem tudo é nos revelado, pois Deus pode estar até testando agente para se ter certeza se nós realmente confiamos n’Ele. Por exemplo, quando confiamos em uma pessoa e temos certeza que ela cumpre as suas promessas, e surge uma situação onde você não sabe ao certo se aquilo é verdade ou não, você não sabe todas as informações, porém você mesmo assim, conhecendo ela, você não duvida da sua palavra ou pelo menos continua acredito e buscando a resposta certa.

Agora leve isto para Deus:  “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23 : 19) ; Se nós podemos confiar nos homens sendo eles tão falhos, por que não confiar mais em Deus? A ciência ela pode até avançar, e fazer teorias de como foi formada a terra e os seres humanos, mas vai chegar um momento que ela não irá ter explicações no minimo lógicas, sobre este dado assunto, assim como ela não terá base para dizer se VERDADEIRAMENTE isso ocorreu. Tudo são hipóteses… Quem escreveu o livro de Gêneses foi Móises, um homem temente a Deus e que principalmente que era amigo de Deus. Não era qualquer pessoa que tinha a comunhão que Móises tinha. Perceba como tudo se encaixa na bíblia, mesmo sendo um cojunto de livros (66 na protestante e 73 na católica) escrito por várias pessoas (estima-se que 40) … A bíblia foi inscrita por pessoas divinamente inspiradas e de determinados periodos diferentes, uns nem tiveram acesso ao que o outro escreveu mas mesmo assim os livros se encaixam e fazem referência ao mesmo Deus que continua “vivo” entre nós, por que foi inspiriada por um mesmo Espirito! o Espirito Santo!  “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (II Timóteo 3 : 16)

às vezes nos perguntamos como isto é possível? mas se lembre Deus não vê como o homem vê
 I Samuel 16;7.

Vamos agora fazer uma referência e uma viajada na bíblia… lá no livro de Gênesis cap3, fala sobre a tentação de Eva.

A serpente foi usada por satanás estrategicamente pois ele sabia que esta, era astuta e difcil de dominar ( e até hoje é assim). veja o versiculo de 1 – 5 ;o diabo faz justamente o que? Coloca em dúvida a palavra de Deus e lhes fala justamente oposto que o Senhor disse.

Compare!

DEUS: Gênesis cap.2;17 :

17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

SERPENTE/representando o inimigo: Gênesis cap. 3;4

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

_____…_____

é claro que Deus ao se referir que eles iriam morrer, falavam sobre o morrer espiritual (não ter mas comunhão com o Senhor) -

e já a serpente o morrer carnal -

Depois que a serpente disse isso, a dúvida alojou-se no coração dela e ela pecou por que deixou de obedecer a Deus e obedeceu a serpente.

Ai alguns me perguntam: Ah! mas Eva não tinha consciencia de bem e de mal!

Ai eu respondo: ” Mas aquilo que vem de contra os mandamentos de Deus devemos tapar os nossos ouvidos. ( veja a aqui a história do sapo). Não digo para vc ser inconsciente ou intransigente com tudo, mas simplesmente não mudar a sua opinião e os ensinamentos de Cristo. você pode até saber quais as outras opiniões, respeitando mutuamente, porém tendo o discernimento.

Eva ainda induziu Adão a erro...

Logo isso nos leva a pensar: Desde o ínicio,principio, a principal armadilha é utilizar da dúvida até aqueles que estão firmes na fé…

Vejamos o que aconteceu com Jesus no livro de Mat 4 e no livro de Lucas também, satanás tentou a Jesus. Se Ele não soubesse a Palavra de Deus, ele teria caido e pecado, pois o diabo atingiu o ponto fraco dele.

Então uma dica para você:

Não quer ser bombardiado com estas dúvidas, ou ser envergonhado por estas perguntas?

LEIA A BÍBLIA!

Disponha de tempo para conhecer mais a Deus, pois só assim você saberá se o que dizem é verdade ou mentira. Como você quer entrar num debate sem saber a verdade?

Não tente se preparar na hora da guerra, mas seja como aquela parábola das virgens prudentes, que já tinha óleo guardado, quando o noivo chegou(Mat 25). Aprenda de deus AGORA, BUSCAI A ELE enquanto se pode achar, para que assim você axalte e pregue esse deus que lhe dá o Espirito Santo para orientar os seus caminhos e ensinamentos.

Então amados tapem os ouvidos para aqueles que dizem:

- Onde está o teu Deus? ou aquele que põe O próprio em prova. Quando a dúvida vinher tape os ouvidos, ore ao Senhor para que ela não tire a sua fé, busque em deus resposta e não desista da sua jornada! Amém?!

Em Cristo,

Ministros da Alegria.