24 de mar. de 2010

CASAMENTO E A FAMÍLIA...


        O PODER DA FAMÍLIA!

Hoje em dia o sentido da familia anda muito deturpado. Muitos não seguem os mandamentos divinos para ter uma familia abençoada e que sirva ao nosso Deus Eterno.
A Familia é uma instituição criada para o cumprimento de propósitos concretos de Deus. Através deles,é possivel atingir aspectos da vontade soberana Dele.

A união de duas pessoas ja era citada desde a criação do homem.
Trata-se de uma instituição de origem divina. A considerar pela declaração bíblica em Gênesis 2: 18, 22 e 24 que está escrito: “Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda... Então da costela que o Senhor tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem...
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne”.

O CASAMENTO O QUE É?

* Conceito: É a união de duas pessoas de sexos diferentes que entre si concordam sob juramento perante a lei, em viverem juntas e uma para a outra, enquanto vidas tiverem. O casamento envolve duas coisas muito importantes: amor e compromisso. O compromisso consubstanciado na letra da lei, apenas garante alguns direitos relativos a lei do matrimônio; o amor, porém, é que dá sustentação a união. Portanto, embora as duas coisas sejam importantes, o amor deve estar acima de tudo.
Mas estamos nos esquecendo da essência do contrato de casamento, que é a promessa de amar o outro para sempre.
O matrimônio hoje vê-se como algo normal e fácil, é comum ouvirmos pessoas falando e pessoas que já tem 30 anos de casado e que não tem noção nenhuma sobre o que é verdadeiramente um casamento e ainda diz que se casou por amor ,e como assim? e ainda diz que casamento é uma instituição falida? E diz que quer ter privacidade ou seja se quer ter essa privacidade é porque não quer compartilhar mais com a esposa o que se passa na vida dele e então prá onde foi o amor a união e a cumplicidade entre eles? E também se de tudo fala logo em separação,que desse jeito não dá!
Que é isso?
Se prá Deus os dois são uma só pessoa?
E isso podemos encontrar em Matheus 19.6 "Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu."

Essa passagem nos fala que quando nos casamos passamos a ser uma só pessoa e a separação como muitos pensam não é o unico caminho para uma vida feliz quando o casamento está se desgastando. Com muita sabedoria devemos saber levar e lidar com o casamento. Por isso que devemos planejar antes de nos casarmos, e também devemos casar com pessoas que sirvam ao mesmo Deus que nós ( o Deus da Salvação), pois não tem como haver união entre a luz e as trevas.Do outro modo é muito sofrer ,muita luta e muita mais muita oração!
Outros solteiros falam: "Ah! vou casar com ele(a) porque acho que ele(a) gosta de mim, se não der certo eu separo".
Isso não está de acordo com as escrituras. Casamento é algo sério e divino, é um acordo de vontades que, como a bíblia mesmo diz deve ser para toda a vida.
O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para sempre.

Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusgas do dia-a-dia de forma construtiva, o que muitos casais não aprendem, e alguns nem tentam aprender.
É uma aliança que precisa ser conservada. Para que isto aconteça é necessário que cada uma das partes envolvidas nesse compromisso adote, em relação à outra, atitudes de franqueza, respeito e lealdade, além do amor que deverá norteá-las em tudo o que fizerem juntas ou separadamente, enquanto viverem.
A Escritura afirma que o homem e a mulher casados estão presos um ao outro enquanto ambos viverem, I Co. 7: 1-3. A separação e o novo casamento, a não ser pela morte de um dos dois, não estava no princípio, no propósito de Deus. Foi Jesus quem disse: “No princípio não foi assim”, Mt. 19: 8. Quando feita com base nas orientações da Palavra de Deus, essa união é indissolúvel.
Devemos dar grande importancia a familia e o casamento, pois são duas grandes bençãos que Deus nos concede. O lar é o habitat, isto é, o lugar onde moram os membros da família. lugar onde a família se reúne para tomar as refeições, descansar, conversar, discutir e decidir sobre as questões de interesse comum;

A família é o conjunto de indivíduos consangüíneos formado pelo pai, mãe e filhos, em que os pais são os componentes básicos e os filhos, os complementares. É a mais antiga instituição estabelecida na terra. É a unidade básica da sociedade. É uma instituição que apóia, ampara e protege, ética, moral e socialmente cada membro .

          A família tem 4 funções principais:

a) procriativa: multiplicar e preservar a espécie humana;
b) educativa: cuidar da educação dos filhos;
c) administrativa: prover os meios de manutenção do lar e administrá-los a bem de todos os seus integrantes;
d) afetiva: amar, ajudar, compreender, respeitar, perdoar, proteger, etc.

*** O CASAMENTO VISTO DUMA PERSPECTIVA ANALÓGICA

 * Marido e mulher: No conceito cristão do casamento, o marido é visto como uma figura de Cristo e a mulher como uma figura da Igreja. Assim como Cristo deu sua vida pela Igreja, assim deve o marido dar sua vida pela mulher que escolheu como sua companheira. Do mesmo modo que a Igreja tem o dever de adornar-se e conservar-se pura e imaculada para poder agradar a Cristo, deve também a mulher amar, respeitar e agradar seu marido. Quando isto acontece na relação conjugal, o lar passa a ser um lugar aprazível e a família uma fonte de bênção.

 * Os filhos: Como integrantes da comunidade familiar, os filhos merecem atenção especial da parte dos pais. Precisam ser educados, amados, compreendidos, respeitados e protegidos. A boa relação entre os membros da família resulta em harmonia e entendimento no lar. No dizer da Escritura, o que acontece com um, passa ser comum a todos, porque o regime de interdependência que deve prevalecer em todo lar socialmente bem estruturado, faz com que cada um participe do que está acontecendo com os demais.

***
Em Efésios 5:21-33, Paulo descreve a dinâmica do relacionamento entre homem e mulher no casamento. Embora não haja diferença entre homem e mulher diante de Deus (Gálatas 3:26-29), eles possuem papéis diferentes: o homem deve amar a mulher e liderá-la e a mulher deve respeitá-lo e se submeter a ele. Essa foi a maneira que Deus estruturou o casamento para que os dois pudessem ser uma única carne (Gênesis 2:24) e, assim, completamente unidos.

    Nunca nos esquecendo de estarmos sempre baseados na palavra Dele para que tudo quanto for feito em nossas vidas, não seja somente do nosso querer mas da vontade de Deus. Pois ,Ele é que tem o melhor para a vida de cada um de nós.

                    Que Deus abençoe e guarde a vida de todos e que essa mensagem sirva de alguma forma para as pessoas que a lerem.

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o seu coração...cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor a que estais servindo"
Col. 3. 23 e 24