6 de mar. de 2011


"Se eu fosse escolher um pastor"



Pastoreiem o rebanho de Deus que está sob seus cuidados. Olhem por ele não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores, mas como exemplos.
1 Pedro 5

Pastorear é a metáfora utilizada no Novo Testamento para a tarefa dos líderes espirituais de uma comunidade, que cumprem a função de mentoria espiritual. Cabe-lhes ensinar o Evangelho e orientar os seguidores de Jesus.

Se eu fosse escolher um mentor para chamar de pastor, levaria em consideração algumas informações deste trecho da carta de Pedro. De início, a liberdade para escolher de quem receberei instrução e orientação e a quem depositarei a confiança para expor minha vida. Tenho o direito de escolha, pois nenhuma pessoa pode se colocar entre eu e Deus. A ninguém devo obediência e a ninguém devo chamar de chefe ou pai (Mateus 23). Sou rebanho de Deus, somente a Ele pertenço.

Também observaria as motivações dos candidatos à vaga. Em primeiro lugar observaria se agem por obrigação ou de livre vontade. Pois grande risco há em submeter-se à orientação de gente que se sente obrigada a desempenhar funções religiosas, geralmente pelo medo e pela culpa derivados de suas noções deturpadas sobre Deus e suas consciências fracas, que criam uma religiosidade cheia de tabus e legalismos e que colocam pesos exagerados sobre as pessoas, os quais nem mesmo elas conseguem carregar (Mateus 23).

Dos gananciosos manteria distância, pois são como lobos vestidos em peles de ovelha (Mateus 7.15), do tipo que consomem a carne do rebanho (Ezequiel 34). Estão apenas preocupados com dinheiro, são vaidosos e alardeiam suas realizações pessoais. Claramente estão apenas interessados em todas as vantagens pessoais que obtêm de sua posição de supremacia nas organizações religiosas que comandam. Geralmente se apegam aos seus anéis, hierarquias e títulos apostólicos e episcopais e ensinam prosperidade individual como teologia para disfarçarem sua própria ganância.

E também prestaria atenção à vida deles, como quem observa com uma lupa (Hebreus 13.7), como quem conhece de perto (2 Timóteo 3.10,11) consciente de que nenhuma biografia é livre de erros e tropeços, mas que nem todas são marcadas por confissão, arrependimento, misericórdia, fé e recomeço.

Quem escolher outro gabarito saiba que corre o risco de apenas juntar para si mestres para atenderem sua própria conveniência mesquinha (2 Timóteo 4.3), falsos profetas (Mateus 7.15) que falam o que agrada o povo como ferramenta de manipulação (Jeremias 29.8,9).

Enfim, tendo como Supremo Pastor apenas a Jesus Cristo, desejo ser mentoreado por gente que sabe seu lugar no Reino de Deus, que tudo o que faz se explica por sua gratidão espontânea, que não é apegada a posições, ao dinheiro e a reconhecimentos e que a si mesma apresenta como manifestação histórica do que ensina, com a dignidade de quem vive o Evangelho na imperfeição de sua trajetória, marcada pelo perdão e pelo recomeço, gente que é exemplo de exposição à Graça de Deus.

Pois só me interessa seguir quem caminha constantemente apontando em direção a Jesus Cristo
 (Hebreus 12.2) "
(Palavras Pastorais- Pr Ed René Kivitz -Igreja Batista de Água Branca-SP)