23 de nov. de 2010

A Mentira...




A Mentira...
Marlene B. Cerviglieri

Todos os dias nos reuníamos para brincar.
Uma das minhas brincadeiras prediletas era ouvir as historias que meus
colegas contavam.
Cada uma! Ríamos muito e foi um tempo muito bom.
Lembro-me uma vez em que depois de jogar muita bola, estávamos cansados
 e deitados no gramado.
Foi então que surgiu a pergunta?
Disse o Tico:
Mentira tem perna curta...
-Gostaria de saber se ela é menino ou menina?
-Como assim perguntamos todos?
-Sempre ouço dizer mentira tem perna curta.
-Não entendo isso o que quer dizer?
Realmente a pergunta de Tico nos pegou...
-Quem sabe pode começar a me explicar , disse ele.
Ninguém se arriscou, todos caladinhos.
Resolvemos então ir perguntar para o avô de Tico que era
 muito bem informado.
Lá fomos nós...
-Sr.Duval temos uma pergunta para o senhor.
-Vamos ver digam logo se eu souber respondo.
-Queríamos saber o que quer dizer, mentira tem perna curta?
-O Sr.Duval começou a rir e explicou:
-Crianças isto é uma expressão, uma forma de falar!
Mas explicarei para vocês o sentido.
A perna curta quer dizer que ela logo é descoberta!
-Mas como vovô? Perna curta?
-É isso mesmo meus amiguinhos,ela é uma verdade pequena
e logo será descoberta...
-Ai me arrisquei a perguntar?
-E a mentira é menina ou menino?
-Não meu caro ,mentira é femenino e perna curta também.
Isto é uma questão que voceis vão aprender na escola chama-se gramática.
Mas não tem nada a ver.
Mentira é uma verdade por pouco tempo.
Não adianta mentir mais cedo ou mais tarde descobrem que você mentiu.
E se mentir sempre, ninguém mais vai acreditar em voceis.
Sei de um caso em que a menina mentia tanto que ninguém acreditava mais nela.
Um dia o fogão da mãe dela pegou fogo, ela gritava por socorro mas ninguém se
 incomodou pois ela mentia tanto!
Entenderam agora porque a Mentira tem Perna Curta!
Todos riram e aprendemos uma boa Verdade!
E você gosta de mentir muito?
Cuidado hein pois ela tem a perna curta!
Abraço.