16 de mai. de 2011

 O SEGREDO DAS VINHAS




Qualquer agricultor sabe que uma safra abundante não acontece por acaso. Requer muitos planos. Toma tempo, trabalho e toda a atenção. O nosso Viticultor sabe disso. Ele se envolve pessoalmente com os ramos em sua vinha, cada um em particular, porque deseja vê-los crescer e florescer.

Escute com atenção as palavras de Jesus naquela noite na vinha. Pode ser que você já conheça os versículos. Mas, desta vez, receba-os na primeira pessoa, como uma descrição de seu Pai trabalhando em sua plantação de uvas.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto." (João 15:1,2,5,8)

Note que seu Pai tem um plano - a maior, a mais bela safra possível. Note sinais de sua inteira dedicação - nem um só galho é ignorado.
Sinta a paixão singular que ele derrama sobre o objeto especial de seu afeto - os ramos.

Você só precisa estar ligado a esta Árvore da Vida.
Jesus Cristo é a Videira Verdadeira, transbordante da
seiva do amor, da graça, da misericórdia, da bondade,
do perdão e da salvação em Jesus.
 Só através dEle é possível colher bons frutos em nossas vidas.





 Em João 15

No retrato pintado por Jesus naquela noite na vinha, são representadas três pessoas distintas:

1. Jesus é a videira (v.1). Num vinhedo, a videira é o ramo principal ou tronco que cresce do chão. Interessante, não é a videira que produz o fruto, e sim, os ramos. Jesus está dizendo aos discípulos que Ele é a fonte de vida. Dele vêm o poder e a provisão para realizar a Sua obra sobre a terra.

2. O Pai é o agricultor (v. 1). O agricultor, neste caso, também é conhecido como viticultor. Ele trata de cada ramo de modo a produzir o máximo possível de uvas. Como o papel de agricultor é semelhante ao de pai e mãe, não deve nos surpreender que Jesus tenha identificado o Pai como o Viticultor.

3. Todo seguidor de Cristo é um ramo (v. 5). Numa vinha, diversos ramos crescem a partir de cada videira. São amarrados em estacas ou arames para suporte e cuidado. Cada novo ramo, cada folha nova ou gavinha que sai é tratada com esmero tendo em vista a colheita. E o viticultor tem em mente os frutos.

Você é seguidor de Cristo? Então, você é um ramo. Durante toda a sua vida, Deus tem trabalhado com propósito no seu ramo, como um viticultor atento. Para cada intervenção em sua vida, em suas circunstâncias, Ele tem um alvo em mente. E que alvo - uma grande ceifa para a glória de Deus!

Dá para notar que Jesus não queria que os discípulos entendessem mal, porque resumiu novamente o retrato da videira no versículo 16:
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça."

Jesus estava deixando, com os discípulos, uma tarefa muito importante que se aplica também a nós. Ele quer que produzamos fruto espiritual que dure para sempre.

                               *****
"PARA QUE NÃO HAJA DIVISÃO NO CORPO,MAS QUE OS MEMBROS TENHAM IGUAL CUIDADO UNS DOS OUTROS."
(1Co12:25)
Veja esses cachos de uvas,estão todos juntos,assim é a Unidade do Reino dos Céus.Muitas igrejas se dividem em placas,mas aqueles que estão em santificação com o Senhor estarão unidos com Cristo,12 apóstolos,12 tribos de Israel,Patriarcas e Profetas e o Corpo da Igreja de Cristo.Todos ligados como num cacho de uva,pois no Reino de Deus não há divisão.Como Cristo vê tantos divididos por placas de igreja?Aquele que anda no Espírito não tem essa divisão,pois sabe que está alicerçado na Rocha.O novo nascimento faz parte da verdadeira Igreja de Cristo.(Jo3:3)Sem um novo nascimento,jamais veremos o Reino de Deus,isso foi o que Cristo disse para o fariseu.Portanto,nunca fale que a sua igreja é a única porta da salvação,pois somente JESUS CRISTO é a única porta e cabeça da Igreja.(Cl1:18)