10 de mai. de 2011

A Depressão e o Pavio Curto de Jonas


Quando a ira e a amargura nos derrubam

Por Wilson Porte Jr.
É muito comum, em meio à pressão e estresse em que vivemos, explodirmos em ira, falarmos duro e forte desnecessariamente machucando pessoas que não têm nada a ver com nossos problemas. Essa dificuldade em se controlar, em ser manso, entristece o ser humano que é, por natureza, inclinado a se irar e a pecar.
Na Bíblia, vemos a história de um homem que possuía um bom relacionamento com Deus e que, por causa do problema da Ira Pecaminosa (freqüentemente chamada de “Pavio Curto”) sofreu, se entristeceu, até ao ponto de desejar a própria morte.
Só para lembrarmos, Deus mandou Jonas ir a uma cidade chamada Nínive. Nínive era a capital do império Assírio. 600.000 pessoas moravam lá. Nínive era grande em tamanho e poder. Grande também eram os pecados cometidos por lá. Tão nojentos e ofensivos a Deus que Ele manda Jonas ir pregar aos ninivitas a sua iminente destruição, caso não se arrependessem.
Jonas, ao invés de obedecer a Deus, pega um Navio para Társis, ao sul da Espanha, ou seja, muito longe do destino que Deus havia dado a ele. No meio da viagem o Senhor lançou um forte vento que fez com que o mar ficasse tão agitado que quase destruiu o barco. Depois dos marinheiros terem lançado sorte para ver qual pessoa estava trazendo a ira de seu deus sobre aquele barco, a sorte caiu sobre Jonas. 
Jonas os orienta a lançá-lo no mar, mas os marinheiros relutam em fazer isso. Eles se esforçavam para chegar a terra com Jonas. Mas não conseguiam. Até que, concordando, lançaram Jonas no mar. Daí a história é mais conhecida. Vem um grande peixe e engole Jonas. Na barriga do grande peixe Jonas ora ao Senhor. Após sua oração, Deus fala ao peixe que vomita Jonas em terra.
É a partir daqui que a história da depressão de Jonas por causa de sua ira não resolvida começa. Jonas possuía uma ira em seu coração contra a cidade de Nínive. Ele sabia dos pecados cometidos ali e, no fundo de seu coração, torcia para que Deus os mandasse pro inferno. De repente, Deus o chama para ser um missionário a falar àquele povo de Seu amor por eles. Deus manda Jonas dizer pra eles que, caso não se convertessem, seriam destruídos. E, só após passar pela disciplina do grande peixe, Jonas obedece e vai à Nínive. 
Para atravessar a cidade toda à pé, levava-se três dias. Jonas levou um dia. Percorreu-a toda em um só dia pregando sem fé alguma que conversões haveriam ali. Sua mensagem era apenas: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída” (Jn 3.4). 
Contudo, o que Jonas menos esperava aconteceu. O povo foi extremamente tocado por Deus!  Entenderam a gravidade de seu pecado e proclamaram um jejum e, todos, do mais novo ao mais velho, se vestiram de pano de saco simbolizando, assim, seu profundo arrependimento. O próprio rei de Nínive se humilhou e se arrependeu (Jn 3.6). Quando Deus viu o arrependimento dos ninivitas Ele os perdoou e retirou Sua palavra de destruição.
Só que Jonas, por não ter resolvido a ira de Seu coração diante do Senhor, a revela nesse momento. Mesmo tendo passado uma experiência tremenda com Deus, Jonas guardava em seu coração Ira Pecaminosa, pecado que Deus ordena que abandonemos, pecado que nos leva a freqüente explosões de ira. Jonas fica inconformado com a conversão de Nínive. Chega a dizer a Deus: 
Nínive nos dias de Jonas

 “Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Agora, ó Senhor, tira-me a vida, pois melhor me é morrer do que viver.” 
Jn 4.2-3
Por que Jonas explodiu em ira? Por que desejou a própria morte, de tanta tristeza pela conversão dos ninivitas? A razão é simples: porque mesmo tendo conhecimento de Deus e havendo passado por uma experiência maravilhosa com Deus e Sua misericórdia e poder, Jonas ainda guardava em seu coração o pecado da ira pecaminosa. Ele ainda não havia resolvido o problema do Pavio Curto! 
Assim como muitos de nós, Jonas ainda não havia resolvido esse pecado dentro de si. Nós nos iramos, falamos e fazemos coisas que não deveríamos, nos arrependemos, e fica nisso.
É como uma montanha russa. Eu peco, busco o perdão, peco, busco o perdão, mas não busco conhecer como abandonar definitivamente tal pecado. Enquanto não buscarmos em Deus a cura para esse “pavio curto” que resiste em habitar em nós, nos manteremos presos a essa triste situação de, vez após vez, voltarmos a nos entristecermos por conta de termos nos irado com algo ou com alguém mais do que deveríamos.
A Bíblia nos ensina que a Graça de Deus pode nos curar, pode curar nosso coração. E, para conseguirmos essa cura, não se precisamos de muita coisa. Basta nos submetermos à autoridade da Palavra de Deus, reconhecermos que estamos em pecado, que precisamos da graça dEle para sermos libertos desse comportamento mal. E a Bíblia fala que a cura é nos enchermos do Espírito Santo, o único que pode controlar nossos impulsos, nossa ira, nosso coração e vontades. Somente com o Espírito Santo nos amansando nos veremos libertos desse mal.
Guarde essa palavra em seu coração, e que o Senhor lhe ajude a ser sempre um referencial aos outros de alguém cheio do Espírito do Senhor, alguém hoje manso por ter sido amansado e dominado pelo Espírito Santo. Encha-se de Deus e seja feliz... 

 “Bem-aventurados os mansos (aqueles que já foram amansados pelo encher-se do Espírito do Senhor)...” – Jesus Cristo em Mt 5.5