30 de dez. de 2010





Conhecer a vontade de Deus

Vem aí mais um ano recheado de planos e sonhos que trarão bons resultados se estiverem formulados segundo a vontade de Deus, uma vez que ela afeta a nossa vida diretamente. Mas, como uma pessoa consegue identificar a vontade de Deus?
Segundo a bíblia, a vontade de Deus tem três sentidos diferentes:
(1) Lei de Deus: A Lei de Deus é uma maneira de identificar a Vontade de Deus. Davi, por exemplo, forma um parelelo enre a frase tua lei e a tua vontade: "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu, sim, a tua lei está dentro do meu coração" [Salmo 40:8]. Noutras palavras: Através de sua lei, o Senhor nos instrui no caminho que Ele traçou e ela pode ser apropriadamente chamada Vontade de Deus.

(2) Perfeita Vontade de Deus: Usamos essa expressão para designar qualquer coisa que Deus explicitamente quer. Por exemplo: A vontade revelada de Deus é que todos sejam salvos: "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" [I Timóteo 2:4] e que nenhum crente caia da Graça. Isso não quer dizer que todos serão salvos, mas apenas que Deus deseja a salvação de todos.

(3) Vontade Permissiva de Deus: Finalmente a vontade de Deus pode referir-se àquilo que Ele permite acontecer. De fato, muita coisa que acontece no mundo é contrária à Perfeita Vontade de Deus (pecado, ódio, violência, imoralidade), contudo, Deus permite que o mal continue por enquanto. A decisão de muitas pessoas em permanecerem sem salvação também é permitida por Deus, pois Ele não impõe a fé aos que recusam a salvação por meio de seu Filho (Jesus).

Como fazer a vontade de Deus:

(1) Primeiro devemos descobrir qual é a vontade de Deus, conforme revelada nas Escrituras: "Ao homem pertencem os planos do coração, mas a resposta da boca é do Senhor" [Provérbios 16:1].

(2) Uma vez que já sabemos como Deus deseja que vivamos, precisamos dedicar-nos ao cumprimento da sua vontade. O salmista, por exemplo, pede a Deus que lhe ensine a fazer a sua vontade: "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus, guie-me o teu bom Espírito por terreno plano" [Salmo 143:10]. Semelhantemente, Paulo espera que os cristãos de tessalonicenses sigam a vontade divina, evitando a imoralidade sexual e vivendo de maneira santa e honrosa [I Tes. 4:3-4].

(3) Devemos desejar com sinceridade a perfeita vontade de Deus e ter propósito de cumprí-la em nossa vida. Se essa for nossa oração e compromisso, teremos total confiança de que o nosso presente e futuro estarão sob os cuidados do Pai.

Assim como Jesus veio para destruir as obras do diabo, assim também é a vontade explícita de Deus que batalhemos contra elas: "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" [Romanos 12:2].

Feliz ano novo debaixo da vontade de Deus!

Fonte de apoio: Bíblia de Estudo Pentecostal
Postado por Marcelo Rosa Davila