26 de mai. de 2010

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" Mt 7: 13- 14.






Diante da necessidade exposta, surgem as perguntas: O que é a porta estreita? Como entrar nesta porta? Por que a necessidade de entrar na porta estreita é apresentada como única saída para livrar-se da porta larga e do caminho que conduz a perdição?



Sabemos que Jesus é a porta estreita que conduz o homem a salvação, mas o que é a porta larga? A resposta está no versículo seguinte: “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante” I Co 15: 45.



Ao observar o que Paulo escreveu aos Coríntios, temos que Adão é a porta larga, e Cristo, por ser o último Adão, a porta estreita.

Ou seja, o nascimento é a porta de entrada para os dois caminhos. É através do nascimento que o homem entra pelas portas que dá acesso ao caminho largo ou caminho estreito.

O homem entra pela porta larga através do nascimento natural por nascer de uma semente corruptível, a semente de Adão. Somente é possível entrar pela porta estreita quando o homem nasce de novo, através da Palavra de Deus, a semente incorruptível.

Ou seja, tanto a porta larga quanto a porta estreita são 'acessadas' por meio do nascimento. A porta larga é acessada quando os homens vêem ao mundo, quando nascem da semente de Adão (a semente corruptível). Da mesma forma, a porta estreita só é acessada através do novo nascimento, quando o homem nasce da semente de Deus (a semente incorruptível) I Pe 1: 23.



Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.[Provérbios 14:12]


....


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.[João 14:6]

Cada pessoa tem sempre diante de si dois caminhos. Um é estreito, pois esse é aquele que escolhe, e o outro são todos os outros caminhos que ficaram porque não foram escolhidos.


Assim é o caminho da Verdade, estreito e único, enquanto que muitos são os caminhos da mentira; todos juntos são um único e largo caminho.


Só um é o Caminho da Verdade e da Vida, esse é o caminho que o Senhor conhece, feliz de quem seguir por esse caminho pois ficará de pé no conselho dos justos, dos santos, achará prazer dia e noite ao meditar a Palavra do Senhor, e nela como árvore à beira da água corrente, crescerá ao vento.


O Senhor vela pelo caminho dos justos,

mas o caminho dos pecadores leva à perdição.





"EXISTE DOIS CAMINHOS,



MAS SÓ UM PODE TE LEVAR À DEUS,

 
ESCOLHA O SEU."