Não é preciso ser um “expert” em antropologia, sociologia ou até mesmo em psicologia para afirmar que os dias nos quais vivemos é palco de uma série de dificuldades e incertezas nunca antes presenciadas com cores tão vivas e freqüentes: a violência, o desemprego, a aflição, a insegurança da grande maioria da população, tanto nos grandes centros urbanos quanto nos menores municípios, etc.
Muitos podem pensar que esse é um problema setorial, restrito ao país no qual vivemos, o Brasil, mas não é. É um problema social de amplitude global. Esse quadro não tem se restringido a países sub ou em desenvolvimento, mas ocorre com muita freqüência em países desenvolvidos e, em relação a alguns aspectos, de forma mais intensa ainda.
Diante deste quadro de adversidades e conflitos desesperadores, podemos encontrar dois grupos de pessoas que andam por caminhos diametralmente opostos, no que tange às suas posturas e reações:
1º – O grupo daqueles que não conhecem a Deus: Não são poucas as pessoas que no desejo de minimizar a aflição e a angústia que parecem teimar em fazer parte do seu dia a dia, acabam batendo de porta em porta em busca de socorro ou quem sabe, apenas um pouco de alivio, uma simples  trégua que poderia ajudá-lo a reequilibrar as suas emoções, fazendo com que pudesse retomar a sua vida; mas que, diante da recusa de muitos em ajudá-las e vendo não poucas vezes os seus familiares passando por necessidades e privações, que parecem não ter fim, acabam, num ato impensado ou, quem sabe, por desvio de caráter, ocasionado pelo desespero partindo para atos condenáveis como roubo, prostituição e tantos outros delitos para conseguirem levantar os recursos necessários à sobrevivência. Quem somos nós para julgar ou até mesmo avaliar o que passa na cabeça e coração de uma pessoa desequilibrada e desorientada? Se não conseguirem alcançar seus objetivos, chegam não poucas vezes às raias da loucura e terminam por cometer até mesmo o suicídio.
Esta é a posição de muitos que não têm a Cristo no coração. É a atitude de pessoas que colocam as suas ansiedades e expectativas em si mesmas, e quando não conseguem atingir seus objetivos se desesperam e se entregam a atos que muitas vezes eles mesmos condenariam se fossem analisá-los no comportamento alheio.
2º – O grupo dos que conhecem e buscam intimidade com Deus:Quando se vêem em aflição buscam ao Senhor. Oram, jejuam, clamam entre lágrimas de sofrimento e de esperança, desejando que Ele lhes conceda o livramento.
O Senhor com certeza ouve a nossa oração e conhece a sinceridade do nosso coração. Mesmo antes de abrirmos os nossos lábios, Ele sabe o que vamos pedir e o que realmente necessitamos.
Muitas vezes pedimos coisas que não seriam boas para nós e parece que Ele não responde às nossas orações. Não se abata! Ele sabe melhor que nós o que verdadeiramente necessitamos.
Mas será que a resposta de Deus satisfará a nossa vontade?
E se Deus disser não, estamos preparados para nos submetermos à sua vontade?

Temos na Palavra de Deus um exemplo que pode nos ajudar a entender esse agir de Deus na vida dos que O buscam e servem. A Vida e obra realizada pelo Apóstolo Paulo.
“Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas. Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2Co 12.2-10)
Nasce uma criança judia e com o passar dos anos, seus pais percebem que ela é muito inteligente e resolvem, segundo a tradição judaica entregá-la aos cuidados de um mestre rabínico para que se aprofundasse no estudo das Escrituras Sagradas.
O nome deste mestre: Gamaliel e o de seu aluno: Saulo, apelidado de Tarso, que era a cidade onde havia nascido.
Saulo era um jovem esperto e pesquisador. Aprendeu com seu mestre a necessidade de preservar a autenticidade da Palavra de Deus a todo custo.
Saulo foi crescendo e estudou nas melhores escolas de seu tempo.
Tornou-se homem honrado e profundo conhecedor das Escrituras, chegando a superar seu mestre, o que lhe rendeu o direito de fazer parte da elite de rabinos de sua época: foi ser membro do Sinédrio.
Tinha agora em suas mãos o poder de vida e morte sobre aqueles que se levantassem contra os preceitos divinos, instituídos por Deus e transmitidos a Moisés e aos profetas que até aquele momento haviam servido de porta vozes do Criador ao povo escolhido, o povo Hebreu. O seu voto muitas vezes era fator determinante em um julgamento. Não só tinha poder para mandar matar, mas ainda, tinha prazer em acompanhar a execução de muitos condenados, como foi ocorreu no caso de Estevão (Atos 7.58) no qual Saulo segurou as túnicas daqueles que o apedrejavam.
Tinha tanta certeza de que estava sendo fiel a Deus que pediu cartas aos seus superiores para perseguir os hereges aonde quer que estivessem, e foi numa dessas incursões, na estrada que o conduziria a Damasco, que Saulo teve o encontro que mudou completamente o rumo de sua vida.
“Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9.3-5)
Aquele homem forte, poderoso e culto, rende-se ante a grandeza de Jesus e a partir daquele encontro nunca mais seria o mesmo. A partir de agora não se chamará mais Saulo, o arrogante perseguidor, mas Paulo, o perseguido, o homem quebrantado. É este homem, que sofreu na carne as perseguições de seus irmãos; que foi açoitado e apedrejado em Listra. É este homem que tinha tamanha intimidade com Deus que custa-nos acreditar que o Senhor um dia pudesse lhe dizer um não; que escrevendo aos irmãos de Corinto, depois de descrever as lutas pelas quais passou por amor a Cristo e da visão maravilhosa que o Senhor lhe concedera, diz que por três vezes pediu ao Senhor uma bênção e esta lhe foi negada. Ao invés da cura, Jesus lhe diz: “A minha graça te basta!”.
É PECADO PEDIR? Não, não é pecado pedir, mas é importante saber receber a resposta de Deus!!Jesus nos ensina em Mateus 7.7,8 que se pedíssemos Ele nos daria. “Pedi e dar-se-vos-á…”.
É inegável que Deus se preocupa conosco. Deus, através do seu infinito amor, pode nos conceder tudo. Afinal, Ele é o Criador e Senhor de todas as coisas.
Deus pode nos conceder muitas coisas: bens materiais, conforto, estabilidade financeira e tantas outras coisas que a maioria das pessoas busca e entende como sendo bênçãos divinas, mas existe um outro aspecto nas bênçãos que o Senhor nos concede e que não poucos de nós acaba esquecendo ou até mesmo desconhecendo.
Jesus disse: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mt 6.33,34)
A graça de Deus nos garante muitas bênçãos, mas gostaríamos de destacar pelo menos quatro, que muitas vezes esquecemos enquanto aguardamos uma resposta de Deus.
1º – A graça de Deus nos garante a SALVAÇÃO (Efésios 2.2-8)
Antes que a graça de Deus nos alcançasse  éramos pecadores e tínhamos prazeres e inclinações da carne. A Palavra diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8-9)Quando temos um encontro com Jesus, ficamos extasiados. O nosso coração transborda de alegria, mas com o passar do tempo nos esquecemos que se não fosse a salvação concedida por Deus, mediante o sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, até mesmo o nosso acesso a Ele seria impossível.
Em João 1.12 a Palavra de Deus nos diz que “àqueles que o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus, a saber: os que crêem no seu nome”.
Precisamos valorizar a salvação dada através de Cristo Jesus.
Devemos dar frutos, ser vasos de honra, ser testemunhas fiéis desse amor
.


2º- A graça de Deus nos garante a SUA PROTEÇÃO (Daniel 3.24-27)Quando estamos dentro dos propósitos divinos, estamos sob a sua proteção: Salmo 9.9,10 “O Senhor será também um alto refugio para o oprimido; um alto refugio em tempos de angústia. E em ti confiarão os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam”.Ele não é um Deus distante, mas presente, como foi com os três amigos de Daniel, como foi com Paulo, Pedro, Estevão e tantos mártires que levantaram a bandeira do Evangelho e também comigo e com você.
Ele está ao nosso lado, pelejando por nós, amparando-nos e muitas vezes esquecemos que a graça de Deus nos garante esta proteção.
Proteção contra as potestades, contra os demônios e nos preocupamos somente com a proteção física e material, como se Deus esquecesse ou não soubesse que necessitamos destas coisas.
Em Mateus 6.25-34 vemos o cuidado de Deus, proferidas pelo Nosso Senhor Jesus: “Olhai as aves…, os lírios…, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.
3º-A graça de Deus nos garante a ALEGRIA NO ESPÍRITO (2 Sm 6.14,21; Sl 30.5)
Quando a graça de Deus nos alcança temos a plena certeza de que haverá alegria em nossa vida.
Jesus advertiu aos Seus discípulos que eles teriam dificuldades e tribulações, mas que Ele estaria com Eles em todos os momentos.
Aos olhos do mundo somos classificados como loucos, pois em meio às maiores dificuldades, o nosso semblante permanece inalterado. Isso é fruto da graça de Deus e do Seu amor por nós. É algo inexplicável aos olhos daqueles que não conhecem a Deus ou não têm intimidade com Ele e com a Sua Palavra.Quando Davi retoma a Arca da Aliança que estava em poder dos filisteus e a trás para Israel, Mical, filha de Saul e esposa de Davi, que representa nesse caso o olhar de reprovação do mundo, diz que ele estava ridículo com aquela estola sacerdotal dançando e mostrando-se diante do povo. Ela não era capaz de compreender a alegria que invadira o coração de Davi.
O Salmista nos ensina que: “pode o choro durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”. (Sl 30.5)
Não importa o tamanho das dificuldades que você esteja passando, CREIA que pela manhã as coisas irão se alterar. Talvez não consiga resolver o seu problema, mas com alegria no coração e a mente tranqüila, o Espírito Santo conseguirá falar com você, mostrando-lhe o caminho a seguir.

4º- A graça de Deus nos garante a VIDA ETERNA (João 10.10,11)
Todas estas bênçãos em si mesmas já são maravilhosas, porque se originam do trono da Graça de Deus. Salvação, proteção e alegria, são bênçãos que todos anseiam, mas se fossem passageiras seriam como as delicias oferecidas pelo mundo, ou seja: Seriam prazeres transitórios.
Mas as bênçãos de Deus são completas. Paulo nos diz em Filipenses 1.6: “Aquele que começou a boa obra em vós a aperfeiçoará até o Dia de Jesus Cristo”Dessa forma, para que o nosso gozo fosse completo, nos deu ainda, em razão de sua superabundante graça:A VIDA ETERNA, não 70, 80, 90 anos, mas vida eterna.
Depois do que vimos até aqui, o que você entende que seja o melhor para a sua vida?
Vivermos os prazeres do mundo: Riqueza, sensualidade, avareza ou Vivermos debaixo da graça de Deus, recebendo: Salvação, proteção, alegria e Vida eterna?
Quando você clamar ao Senhor e parecer que a resposta demora ou que Ele não vai lhe conceder o seu pedido da forma como você queria, não se levante a reclamar e a murmurar, dizendo que Deus não te ama e nunca te atende, mas continue orando ao Senhor, buscando sabedoria para entender os Seus propósitos para sua vida.
II Coríntios 11.20-30 e Hebreus 12.3-7 nos ensinam que o Senhor repreende aquele a quem ama, por essa razão não menospreze a Sua repreensão.
Se você que está lendo essa reflexão faz parte do grupo dos que já entregaram suas vidas ao Senhor Jesus estiver passando por lutas que parecem intermináveis não se desespere, pois com toda certeza o Senhor lhe mostrará a direção a seguir e em breve a situação se reverterá e você poderá testemunhar ao mundo o amor e o cuidado desse Deus maravilhoso a quem servimos. Não cesse de buscá-Lo, a resposta do Senhor não tarda para os que O buscam com sinceridade.
Se ao contrário do grupo anterior, você fizer parte daqueles que ainda não entregaram o seu coração a Jesus, nem o reconheceu como seu Senhor e Salvador pessoal, estiver passando por lutas e conflitos íntimos, perguntando-se muitas vezes se Deus realmente existe e se preocupa com os que O buscam, compreenda que muitas vezes Deus permite que você passe por essas dificuldades para que Ele possa alcançá-lo. Deus não tem prazer no sofrimento nem na morte de ninguém como nos fala a Palavra de Deus, a Bíblia, em Ezequiel 18:32 : “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, convertei-vos, pois e vivei”.
Por isso meu querido amigo (a) se você já tentou de tudo e não viu solução para o seu problema, nem descanso para o seu coração, estude a possibilidade de entregar os seus caminhos (vida) a Jesus. Faça uma experiência com o Senhor. Eu garanto que sua vida vai mudar e que a angústia e a dor da sua alma vão passar. Não acredite só porque eu estou falando, acredite porque a Palavra de Deus é quem nos garante isso. Disse o Salmista Davi no Salmo 37:5 : “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele,e ele tudo fará”
Se você sentiu no seu coração o desejo de entregar-se a Jesus, faça-o. Não espere mais tempo. Deus aguardou ansiosamente por esse momento!
Entregue o seu coração e a sua vida a Jesus e deixe que ele cuide de você e dirija seus passos. Ele te mostrará o quanto você é importante e revelará todo o amor que deseja derramar sobre a sua vida.
Confie nEle. Ele é Fiel para cumprir a Sua Palavra. Nele podemos confiar sempre, pois Ele se entregou para morrer naquela cruz pelos nossos pecados, para que você e eu tivéssemos, ao reconhecer nesse ato de tão grande amor, a oportunidade de vermos os nossos pecados perdoados e o direito de vivemos em intimidade eterna em Sua companhia.

Faça essa oração comigo e creia que Ele cuidará de você e dos seus.

Senhor Jesus, eu creio de todo o meu coração, que és o Filho de Deus, que veio a esse mundo e foi morto na Cruz do Calvário para resgatar os meus pecados. Eu reconheço que sou pecador e peço perdão a Ti pelos meus pecados. Senhor Jesus eu O reconheço como meu Salvador pessoal e quero morar nos céus com o Senhor. Toma conta de mim, dirige os meus passos e me batiza com o Espírito Santo para que eu possa testemunhar desse teu amor por mim. Eu te agradeço por me receber e me dar o direito de ser chamado filho de Deus. Amém
Querido amigo (a) se você fez essa oração eu quero parabenizá-lo (a), pois foi a decisão mais importante que você tomou na vida. Eu o (a) convido a procurar uma Igreja Evangélica e começar a conhecer o que Deus tem para você. Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você encontrará tudo o que necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.
Que o Senhor te abençoe ricamente.
Antonio Carlos (visite o blog: procurandoosperdidos.blogspot.com)